Friday, August 25, 2006

"É chegada a hora", disse o leão-marinho

Eu sempre encontrei meus escritores sozinha... Rata de biblioteca, rata de livraria. Quase nunca foi por dica de alguém. Exceto John Fante.
Na verdade, eu nem dava bola pro Fante, pq eu já tinha meu anti-herói: Henry Chinaski.
Relutantemente dei uma chance a Arturo Bandini. E ele me ganhou... definitivamente. Grande hora a que ele me foi apresentado.
Diferentemente do Chinasky, Bandini é doce... é inocente... e infantil, muitas vezes. Apesar de ser maluco, claro.
Chinaski é arrogante, amargo... mas muito engraçado.
O problema todo que Bandini me criou em relação ao Chinaski é que eu comecei achá-lo amargo demais. Não poético demais. Jogador demais.
Bandini é o oposto... sonhador, apaixonado, eloqüente.
Como não amá-lo?

Leiam, por favor, nessa ordem: Pergunte ao pó - Espere a primavera, Bandini - Sonhos de Bunker Hill.

Suas vidas vão mudar.