Friday, December 02, 2005

Desejo

Tá chegando o Natal, minha gente!

Eu gosto muito dessa época. Muito mesmo... gosto do clima, gosto de como (geralmente) as pessoas se envolvem... gosto dos cartões de Natal e das mensagens por e-mail daqueles amigos que há taannnto tempo não falamos... mas que certamente lembramos quando o fim do ano chega.

E eu acho triste quem vem com aquele discursinho "Natal? Data comemorativa voltada ao consumo! Odeio!". Eu tenho dó. Dó por essas pessoas não conseguirem "enxergar a magia, a beleza", como disse meu namorado pertinentemente.

Acho que nessa época eu fico muito mais reflexiva. Passo a reparar muito mais em tudo o que acontece à minha volta. E eu que já sou propensa a carregar o peso do mundo nas costas (defeito), acabo tentando analisar muita coisa...

E chego a algumas conclusões.

Por hoje, a mensagem é: SE PERMITAM.

Se permitam desfrutar as coisas por mais bobas que elas possam parecer.
Se permitam dizer como se sentem.
Se permitam sentir dor. Por pior que pareça, passa. E ainda você leva o bônus de passar a valorizar muito mais o bem estar e a alegria quando eles estiverem com você..
Se permitam demonstrar que são humanos e que, por isso, são complicados.
Vivam. Vivam tudo o que há pra viver.
Mas respeitem. Respeitem o direito de quem está ao seu lado de viver bem também.

6 comments:

  1. Anonymous10:19 AM

    Isso mesmo, amor. Natal é o q há! ;)
    Te amo!

    ReplyDelete
  2. Anonymous10:39 AM

    Natal eh bom pra quem tem grana! Para as crianças carentes ñ deve ser mto legal ñ! Esse discurso de que Natal eh legal eh somente papinho de meninas como vc q tem condições pra comprar presentes

    ReplyDelete
  3. Não, anônimo... Achoq ue vc não entendeu. O clima é legal, o sentimento é legal, a cumplicidade é legal... O espírito é legal :)

    ReplyDelete
  4. Anonymous11:51 AM

    Meu(minha) amigo(a) Anônimo(a):

    Não há dúvidas de q é importantíssimo termos consciência da lastimável realidade sócio-econômica que impera no Brasil... Ninguém está discutindo isso, não. É lógico q é muito triste perceber q o Papai Noel só aparece pras famílias abastadas. Seria uma alienação ignorar tal fato.

    Porém, questionar o entusiasmo de alguém q consegue enxergar beleza num abraço, numa reunião de família (mesmo q a família não seja pobre), numa decoração bem-feita, é um tanto quanto amargo. Não enxergar beleza nessas coisas, Anônimo, é uma alienação tão grande quanto não enxergar a triste realidade social do nosso país.

    E, se Natal é bom pra quem tem grana, procure aproveitá-lo tb... Presenteie seus filhos, seus pais, ou doe alguns brinquedos para alguma instituição - como eu gosto de fazer todos os anos. Se preferir, adote logo uma criança, meu(minha) amigo(a).

    Mas não venha agredir o sorriso dos outros.

    ReplyDelete
  5. eu acabei de voltar de uma "chegada do papai noel", que rola todo ano aqui na minha rua.

    era tudo "de grátis" e as crianças CARENTES que estavam lá, furavam a fila dos brinquedos, fumavam maconha no meio das outras crianças, e quase desmontaram o velhinho Noel, quase tirando todo o brilho da festa.

    ninguém as mandou embora, porque achavam que estavam fazendo caridade e sendo cidadãos.

    eu quase espanquei umas duas.

    TODOS tem chance. TODOS. Se eles fodem com ela, o problema não é meu.

    ReplyDelete
  6. Gata, estava bem desanimada para este natal...seu post me fez parar para pensar um pouquinho
    Good vibrations!

    beijos

    ReplyDelete